quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pare com o bullying


 O que é o BULLYING?
  É um termo introduzido por Dan Olweus quando pesquisava sobre tendências suicidas em jovens adolescentes. As suas investigações levaram-no a concluir que a maioria dos jovens que cometiam estes actos, tinham sofrido algum tipo de ameaça.
É um Sub tipo de violência escolar; traduz-se num conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, levados a cabo por um ou mais alunos contra outro. Manifesta-se através de insultos, piadas, gozações, apelidos cruéis, ridicularizações, entre outros.
É uma forma de pressão social que acarreta muitos traumas na vida dos alunos que diariamente convivem com esta realidade, fazendo com que, muitas das vezes, condicionem o seu quotidiano às solicitações dos agressores.
Na maioria dos casos há um comprometimento por parte das vítimas como forma de evitar novas retaliações, conduzindo assim, a situações anómalas, já que a obrigatoriedade do silêncio faz com que a maioria dos comportamentos sejam evidenciados pelos efeitos dos danos desta pressão no rendimento escolar, por sintomatologia psicossomática, por fobia escolar, depressão.
Na dinâmica Bullying alguém sofre de maneira directa as consequências da agressividade dos outros – a vítima. Este tipo de violência difere de outros devido à sua forma; é um comportamento agressivo intencional, repetitivo e evoca um desequilíbrio de poder (entre vítima e agressor) que se vai agravando com o passar do tempo e mediante a repetição dos actos.


Por que algumas crianças praticam o BULLYING?
1. Por não saberem como interagir com outras crianças. Elas podem ter habilidades sociais pouco desenvolvidas.
2. Elas podem ter uma auto-estima baixa e precisar provocar os outros porque isso as faz sentirem-se melhor acerca de si mesmas.
3. Por desejarem estar no controle do mundo a sua volta e com isso querer controlar as outras crianças.
4. Elas desejam ter ou manter sua fama de “duronas” para que todos se tornem seus amigos e lhes dêem atenção.
5. Talvez por serem crianças muito agressivas e não saberem como expressar sua raiva de outras formas.
6. Talvez por também serem vítimas do BULLYING em casa.
7. Por utilizarem o BULLYING como uma forma de proteção para que não sejam provocadas também.

                   assista o vídeo a baixo sobre bullying



http://www.aboutfacebrasil.org.br/o-que-e-bullying/

http://www.portalbullying.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=58

FEITO POR:Isac

Nenhum comentário:

Postar um comentário